Sobre o Site

  O “SITE HISTÓRICO MUNICIPAL” é uma idéia que poderia interessar a todas as cidades. Todas  deveriam contar a sua história em um site específico, na Internet.   O site histórico de Marcelino Ramos discorre sobre todas as atividades desenvolvidas pela sociedade marcelinense na “Grade da Memória” – autoridades locais, vida econômica, vida social, educacional, cultural, religiosa, esportiva, etc...-  desde 1910 (formação do povoado) até o ano 2000, quando completou 90 anos.   Os relatos seguem a linha do tempo, ano a ano, objetivando possibilitar  ao pesquisador, fácil acesso ao tema e  ao ano que deseja acessar.

Sobre o Autor

É médico em Marcelino Ramos e historiador da cidade.   De nascimento é fronteiriço, nasceu em São Gabriel/RS, onde veio ao mundo,  no dia 21 de junho de 1938.  Mas, por opção,  é marcelinense - melhor diríamos por amor - pois, segundo ele “tudo que conhece,  até hoje, do mundo, está ligado a Marcelino Ramos”.     Veio com a família  para  nossa cidade  em 03 de janeiro de 1945... tinha 6 anos nessa época, mas hoje, passados 70 anos, ele é um marcelinense  titulado, uma vez que recebeu com grande alegria e muito orgulho, da Câmara Municipal de Vereadores de Marcelino Ramos, no dia 26 de novembro de 2010, o título de Cidadão Marcelinense.   De família ferroviária, moraram na Estação de Marcelino Ramos , onde seu pai era o sub-agente da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.   Completou  o Curso Primário em 1950 em Marcelino Ramos, no Colégio Centenário, da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana e, após 4 anos, o Curso Ginasial no Ginásio Sinodal “Júlio de Castilhos”, também da IECLB.
   Em 1955 entrou no Curso Científico do Instituto Educacional de Passo Fundo, completado em 1957 e, no ano seguinte  foi aprovado no vestibular  da Faculdade de Farmácia da UFRGS de Porto Alegre, curso que completou em 1962.   De 1963 até o final de 1965, trabalhou em Bom Jesus/RS, com Farmácia e Laboratório de Análises Clínicas e, em 1966, transferiu-se para Caxias do Sul, quando assumiu a direção das secções  de Bioquímica e Microbiologia dos Laboratórios Fleming  e,  posteriormente , do Laboratório Santa Tecla. Formou-se  em medicina na UCS – Universidade de Caxias do Sul, no dia 11 de março de 1974.   Foi professor-assistente  na  disciplina de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Ciências Médicas de Caxias do Sul, no período de 1969 a 1972. Em dezembro de 1075 concluiu a especialização no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Lucas da PUC-POA (Serviço do Prof. Rudolf Lang)  e, em dezembro de 1977, a especialização em oftalmologia no Instituto de Oftalmologia de Porto Alegre (Serviço do Prof. Rivadavia Correia Mayer).   Em 20 de fevereiro de 1992, completou a especialização em Saúde Pública na UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto-SP e, em 23 de agosto de 2013, concluiu a Faculdade de Turismo na IDEAU – Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Getúlio Vargas/RS.   Como profissional médico,  trabalhou com sua clínica de Olhos, Ouvidos, Nariz e Garganta, em Erechim,  entre 1977 e 2012. Nesse período, exerceu também as funções de Delegado Regional de Saúde, de 1991 a 1995, na Delegacia Regional de Erechim (Alto Uruguai).   Voltou a residir em Marcelino Ramos em 1994, quando passou a se dedicar ao desenvolvimento do Turismo na “Terra das Águas” e descobriu o seu “hobby”, sua verdadeira paixão: desvendar a bela história da sua cidade, Marcelino Ramos.   Depois disso, como historiador, nasceu a idéia do “Site Histórico de Marcelino Ramos”.